Vale a pena comprar um  Macbook? 

A Apple é uma das maiores empresas do ramo de informática e eletrônicos. O Iphone e Macbook são os grandes produtos desta empresa. Só nos três primeiros meses deste ano foram vendidos mais de 5 milhões de computadores Macbook. 

Muitos usuários têm dúvidas se realmente essa compra vale a pena, visto o preço do equipamento, principalmente para os brasileiros. O preço de um Macbook está acima dos notebooks à venda no mercado brasileiro. 

O investimento alto do Macbook acaba por limitar o uso desses equipamentos no Brasil. Porém, os clientes Apple acreditam que vale o custo-benefício.  

Para ajudar aqueles consumidores que desejam ter um Macbook, mas não sabem se vale a pena investir tão alto, este artigo traz informações importantes.  

Como é o sistema operacional do MacBook? 

Sem levar em consideração o preço entre os aparelhos, o grande diferencial entre um computador de grandes marcas e um MacBook é o sistema operacional. 

Os computadores de outras marcas utilizam o Windows ou em alguns poucos modelos, o Linux, sistema operacional livre. Já o MacBook utiliza o Mac OS, exclusivo e desenvolvido pela própria Apple. 

Até a alguns anos atrás não era possível cruzar os sistemas e os computadores. Mas atualmente já é possível instalar o Windows no Macbook e instalar o MacOS em qualquer máquina de outra marca. Mas é necessário informar que a compatibilidade não é total e o funcionamento deixa a desejar. Isso porque a Apple desenvolveu o sistema MacOS para rodar em equipamentos desenvolvidos pela própria marca. 

Com o computador MacBook, o usuário até pode rodar os sistemas que desejar, pois há uma compatibilidade. Mas no caso do sistema MacOS é mais complicado, o ideal mesmo que tenha um equipamento desenvolvido pela Apple. 

O usuário acostumado a usar o Sistema Windows sente um pouco quando começa a usar o sistema da Apple. Isso porque eles são um pouco diferentes, mas não demora muito para o usuário ser conquistado. 

O uso rotineiro do sistema, as aplicações de músicas, vídeos, textos, edição de vídeos e imagem impactam bem o usuário e a sua produtividade. 

O MacBook possui uma disponibilidade de programas muito eficiente, não sendo necessário que o usuário invista em pacotes extras de programas. Porém, isso é bem comum no sistema Windows. Isso é um ponto importante a ser considerado na hora de calcular o custo benefício da aquisição. Para aqueles que têm a necessidade de trabalhar com softwares de edição de imagens, deve incluir o valor destas aquisições no preço do notebook com o sistema Windows, como um gasto adicional. 

Como funciona a Segurança do sistema? 

Outro ponto importante entre os computadores Macbooks e outras marcas é em relação à privacidade e segurança do sistema. O programa de antivírus do MacOs é um grande diferencial. Apesar de não ser imune totalmente, é extremamente difícil qualquer sistema Apple sofrer ataques cibernéticos. 

Mas por que é tão difícil assim? Isso ocorre porque a empresa tem uma estrutura bem complexa de segurança que garante quase uma inviabilidade de seus sistemas. É quase impossível instalar qualquer programa que não tenha sido desenvolvido pela empresa.  

Design dos MacBooks  

Quando o assunto é a apresentação dos produtos Apple, ela está muito à frente e é reconhecida pela exclusividade e pelos acabamentos perfeitos. Além disso, a empresa costuma pensar na ergonomia dos equipamentos. Além do layout diferenciado, os aparelhos possuem uma estrutura contínua (unibody).  

Os periféricos MacBook também recebem grande destaque por terem desempenho eficiente, muito além de outros existentes no mercado. 

O teclado, por exemplo, é bem otimizado, confortável e tem um alto desempenho. O trackpad multi toque traz uma ótima experiência de navegação. Ele foi desenvolvido de forma totalmente inovadora pela marca. 

Manutenção de Produtos Apple 

A Apple sempre foi muito transparente nesse quesito, seus aparelhos não foram desenvolvidos para sofrer reparos. Em primeiro lugar, porque são feitos com alta performance e oferecem resistência e durabilidade. E em segundo lugar, porque inovação é a marca registrada da empresa. Portanto o objetivo é que o cliente troque sempre seu equipamento por um mais atualizado, antes que seja necessário algum tipo de reparo. 

Realizar a manutenção de um produto Apple é algo bem difícil de acontecer, mesmo por qualquer outro técnico. 

Mas apesar disso, pode se dizer que a partir de 2018, a empresa tornou esse processo um pouco mais fácil. Isso porque a partir daí a empresa substitui as colas resistentes que ligavam as peças a estrutura por fitas adesivas aderentes.   

Portanto, para aqueles que possuem um pouco mais de dinheiro para investir em equipamentos, vale a pena levar em consideração os critérios de resistência, durabilidade, manutenção e inovação oferecidos pelos computadores MacBook. Claro que isso tudo deve ser alinhado à necessidade do cliente. 

Ligue para Nós

Open chat