MacBook não liga? Veja as possíveis causas

Os produtos da Apple são uns dos equipamentos mais desejados em todo o mundo. 

Porém, mesmo com toda a potência que a marca coloca em seus equipamentos, eles não estão livres de  sofrer com  problemas técnicos. Se a máquina for antiga tem maior probabilidade desses problemas ocorrerem.

Problemas na bateria, defeitos de hardware, falha de software, Sá alguns dos problemas que podem ocasionar essa falha. Confira neste artigo todas as informações a respeito desse tema.

Quais as causas que impedem o Macbook de ligar?

Alguns acontecimentos e falhas podem impedir que o MacBook ligue corretamente.  E não há nada mais frustrante que precisar do equipamento e ele simplesmente não funcionar. 

De toda maneira, é essencial descobrir o porquê  da pane para tentar solucionar, seja  por iniciativa própria ou por meio de uma assistência técnica

Por isso, veja o que pode estar impedindo que seu MacBook ligue normalmente.

Bateria ou Carregador

Primeiramente, comece pelo ponto mais simples, ou seja, pelo carregador.  Confira se a luz de LED, existente na ponta que se encaixa ao computador, está acesa.  Em caso negativo, examine o cabo por inteiro e veja se não há fissuras que indiquem que o fornecimento de energia foi interrompido do adaptador para o notebook.

Ao invés de insistir neste cabo USB-C, deixe-o de lado e realize o teste com outro cabo, mesmo que esse não tenha as mesmas especificações.  Pode ser um simples carregador de iPhone e basta alguns minutos na tomada e o computador deverá dar algum tipo de resposta.

Se o problema continuar pode ser que o defeito esteja na bateria do notebook . Os Macs mais novos não permitem que a bateria seja removida e não há como fazer o teste dos cabos. Porém, há algumas formas de identificar se está havendo algum problema,

Em primeiro lugar, preste atenção se ao pressionar o botão de ligar o seu MacBook emite algum tipo de som ou luz, como no caso da luz no painel que indica o Caps Lock ativo. Se não houver qualquer sinal, mantenha pressionada por cerca de mais 10 segundos, solte e aperte novamente.

Se mesmo assim nada ocorrer, pode ser que a bateria responda depois de um reset do Controlador do Sistema. Pressione Shift+Control+Option, lado esquerdo do teclado, e pressione também o botão de ligar simultaneamente. Mantenham pressionados por cerca de 10 segundos e depois solte. Logo após, aperte o botão para ligar o Mac. 

Sistema operacional

O sistema também pode apresentar falhas. Nesse caso o computador até pode ligar, mas costuma apresentar alguma informação de erro por meio de símbolos que podem ser: ponto de interrogação, símbolo de proibido, código Pin, ícone de um cadeado, logotipo da marca, janela do login, Símbolo USB, Firewall, thunderbolt e outros, e por fim um globo giratório.

Caso isso aconteça, faça o seguinte:

Inicie o computador por meio de modo de segurança: Ao ligar seu notebook, mantenha simultaneamente a tecla Shift apertada até que o processo de inicialização seja finalizada;

Redefina a Memória de acesso aleatória não volátil (NVRAM): pressione as teclas Option+Command+P+R e mantenha assim por uns vinte segundos, enquanto liga o Mac. 

Se nenhum dos problemas acima resolver o problema, será necessário reinstalar o sistema operacional a partir do zero. Isso exige uma conexão à internet.

Tela

Um outro tipo de  defeito que pode levar ao seu notebook  a não ligar é relativo  a tela. 

Quando display apresenta algum tipo de erro, normalmente o sistema até inicia  e emite um som que caracteriza esse processo. As Leds do carregador  e do notebook acendem conforme o esperado .

Lembre se de checar em qual nível se encontra o brilho da tela, de preferência no mínimo. Caso o notebook esteja ligado, mas esse tecla não responde, tente conectar um teclado externo para que  aumente essa possibilidade. Use a tecla F2.

Se nenhuma dessas ajudas resolverem o problema do cliente, o momento é de procurar uma assistência técnica Apple especializada. Infelizmente seu notebook MacBook pode estar com problemas sérios em algum componente e  assim pode ser que seja necessário uma troca de peças. Antes de levar ao serviço especializado, tente falar com o suporte Apple, eles orientarão no que poderá ser feito.

Ligue para Nós

Open chat