MacBook desligando sozinho: veja as possíveis causas 

Um dos notebooks mais cobiçado do mundo é o MacBook, fabricado pela gigante Apple. 

Mas apesar de toda a sua potência e configuração, ocorrem alguns relatos de desligamento involuntário. Isso pode acontecer por problemas como aquecimento excessivo, problemas de hardware, entre outros. 

Neste artigo é possível encontrar as principais causas para esse problema.  

Principais causas de desligamento involuntário do MacBook  

Alguns notebooks Mac adquirem o terrível hábito de desligar involuntariamente. Se isso acontece com o seu, certamente não tem sido nada agradável perder dados e informações, quando o equipamento desliga sozinho. Veja as principais causas dessa suspensão ou desligamento.  

Superaquecimento  

Sempre que o equipamento estiver com a temperatura mais elevada, ele desligará sozinho. Isso é uma medida preventiva criada pela própria Apple para evitar que haja danos a componentes do equipamento. 

Sem dúvidas isso é inconveniente, mas é para evitar que haja problemas no Hardware. 

Para evitar que ocorra essa situação, o ideal é que o notebook fique em local mais arejado e fresco. O computador deve ficar sempre em superfície plana, pois isso permite a ventilação e o fluxo de ar circulando. 

Geralmente, o superaquecimento e falhas de software são problemas que podem ser resolvidos pelo próprio usuário, sem a necessidade de um técnico da marca. Porém, se algum componente for danificado, deverá ser trocado.  

Erros e permissões  

Em alguns casos, pode ser que estejam ocorrendo erros relacionados a software. Mas para descobrir se esse problema está acontecendo basta fazer um passo a passo:  

  • Abrir a pasta “Applications” (Aplicativos); 
  • “Utilities” (Utilitários); 
  • “Disk Utility” (Utilitários de Disco): 
  • Selecionar “Macintosh HD”; 
  • Apertar na opção “Repair Disk” (Reparar Permissões do Disco); 
  • E por última opção clique em “Verify Disk” (Verificar Disco).

Se acontecer do Mac desligar no meio do processo, basta inserir o CD de instalação e então apertar a tecla “C”, enquanto o notebook desligar para fazer a execução do disco.  

Erros na PRAM  

Os erros também podem estar na PRAM, termo inglês para memória de acesso aleatório de parâmetro. A PRAM diz respeito a uma parte que compõe a memória, é nela que são armazenados os ajustes necessários para que o sistema acesse rapidamente. 

Se a PRAM não estiver funcionando corretamente, ela pode gerar esse problema de desligamento ou entrar em repouso. 

O usuário pode seguir um passo a passo e resetar a PRAM. Confira:  

Ao ligar o Mac, aperte simultaneamente as seguintes teclas: “Option”, “Command”, “P” e “R”. Isso deve ser feito antes de aparecer a tela cinza; 

Continue até que o notebook seja reiniciado e ouça o som que caracteriza a reinicialização do sistema.  

Só então libere as teclas.  

Bateria  

Por mais que os produtos da Apple sejam considerados Top de linha e tenham excelente durabilidade. Ao longo dos anos eles podem apresentar algum tipo de falha. A bateria é uma delas.  

O seu notebook pode simplesmente não estar mais conseguindo funcionar com a autonomia da bateria, sendo necessário permanecer o tempo todo com o carregador conectado. 

Baterias não são eternas, elas possuem ciclos de carregamento. Isto quer dizer que as baterias funcionam bem apenas por um determinado período de ciclos. 

Para saber qual o ciclo da sua bateria, basta seguir esse caminho:  

  • Pressionar a tecla “Option” e escolher o menu “Apple”; 
  • Clicar em “Sistema de Informação”, depois sessão “Hardware”. Selecionar opção “Power”; 
  • Na aba “Battery Information”, você vai conferir qual o ciclo de sua bateria. 

O número de ciclos varia de acordo com o modelo do computador. Os modelos novos costumam durar cerca de 1000 ciclos. O ciclo de carregamento usa a bateria toda do aparelho. 

Quanto menor for necessário carregar, mais ela dura. Quanto mais um programa exige da bateria, mais ela sofre. 

Os modelos até 2009 precisavam que a bateria fosse calibrada mensalmente. Atualmente elas já são calibradas e não necessita mais desse processo.  

Defeito no Hardware  

Se os problemas anteriores já foram descartados, provavelmente o defeito está em algum componente do Macbook.  

Nesse caso, não fique mais fazendo testes ou tentando resolver o problema por meios próprios. Isso pode danificar ainda mais o seu Macbook. 

Nessa situação de hardware, não tem jeito, deve ser levado a assistência técnica para realizar a troca do componente defeituoso ou para verificar se não há nenhum outro problema. 

Em caso de dúvidas, entre em contato com uma assistência técnica da apple pelo telefone ou pela internet.

Ligue para Nós